Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Também de esquerda

Espaço destinado a reflexões (geralmente) inspiradas na actualidade e na Literatura.

Também de esquerda

Espaço destinado a reflexões (geralmente) inspiradas na actualidade e na Literatura.

Berlusconi, Oeiras e sutura de feridas

 

Silvio Berlusconi and his shadow
por
Siegfried Woldhek, in www.flickr.com

 
Sempre que penso na situação política italiana, surpreendo-me com a atracção que Berlusconi pôde exercer sobre este povo. É que, se é verdade que muitos Italianos se deixaram levar na onda do fascismo, não é menos verdade que resistiram ao nazi-fascismo e têm uma séria tradição de esquerda. Talvez seja, de novo, a atracção do abismo.
 
No fundo, passa-se em Itália algo semelhante ao que se passa entre nós e, porventura, em muitos outros países, quando alguns figurões da política são reeleitos, mesmo depois de serem indiciados, acusados, julgados e condenados. Mas … que dizer do facto de Oeiras ser o concelho do país com mais elevado nível de vida e mais alta taxa de gente diplomada? Para alguns, seria razão para desconfiar da qualidade do nosso ensino. Em minha opinião, é mais uma questão de valores do que de conhecimentos. E, infelizmente, a nossa escola está mais focada na transmissão destes do que na inculca daqueles. Ora, se a esperteza saloia e a desonestidade são os valores mais cotados na bolsa nacional (e na sociedade capitalista, em geral), como não hão-de os eleitores, diplomados ou não, votar naqueles que melhor os encarnam?
 
Vem este arrazoado a propósito da recente agressão de que Berlusconi foi vítima. Independentemente da natureza repulsiva da criatura, o argumento da força é um argumento sem força, só compreensível e explicável atendendo a que o agressor sofre de perturbações psíquicas, segundo foi dito.
 
Posto isto, esta agressão, que lhe terá custado dois dentes e uma cana rachada (o septo nasal), vai provavelmente render-lhe uns quantos pontos (percentuais) na quota de popularidade e uns milhares de votos em próximas eleições. É também para suturar as lacerações provocadas pelos escândalos que servem estes actos tresloucados.
                                                                                                                                                                     

                                             Berlusconi 
                                               por
MIRIAM GODET, in www.flickr.com

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.